Eficiência dos processadores!

Em tempos de crise, nada melhor do que a evolução de produtos existentes que usufruem da tecnologia para aprimorar sua eficiência em sua tarefa. Uma forma de imaginar o que significa isso, supor um caminhão que pode percorrer 400 km com um tanque de 100 l de diesel, passam alguns anos, a mesma empresa que vendia este modelo, apresenta um novo que pode percorrer 800 km com o mesmo tanque. Ou supor um celular que antes a bateria durava 1 dia apenas com recursos de conversa, hoje com câmera, toca música, acessa internet a bateria dura uma semana(queria um desses). Muitas coisas estão evoluindo, muito rápido em alguns casos.
Em computadores, isso acontece bem mais rápido do que em qualquer outro produto tecnológico. Um teste feito com um programa Sandra Lite XII, demontrada no gráfico abaixo, a grande evolução de um Pentium 4 para um Core 2, que inclusive ja foi feito uma postagem em 9 de março de 2007 Core 2 duo que ira Quad!, falando dessa evolução.

De um lado o Pentium 4 com clock a 1,5 GHz, do outro lado um Core 2 duo com clock a 2,13 GHz. A primeira vista o Pentium tem uma grande desvantagem em relação ao número de núcleos, 1 vs 2. Além da frequência de operação, mas para aproximar fiz uma redução de frequência, com o programa CPUID, para 1,6 GHz. Outros fatores como velocidade da memória também ajudam a aumentar ainda mais a diferença. Os resultados são interessantes, o processador mais velho consumiu 54 W, ja o mais novo 52 W, até ai quase nenhuma diferença, mas os dois a 1,6 GHz consumiram 40 W. Ja o resultado de ALU Power Performence, que tem como significado a medição do desempenho por meio de cálculos em relação ao que foi consumido. O Core 2 duo a uma frequência de 1,6 GHz atingiu 3.91 GIPS é mais de 10 vezes superior ao Pentium 4. Comparar dois processadores, um com tecnologia do ano 2001 e outro de 2006 é realmente gritante, mas hoje em dia comprar um computador no começo do ano e outro no final já faz uma diferença razoável. A grande vantagem disso tudo, é que com essa tecnologia disponível da para se fazer inúmeras coisas ao mesmo tempo de forma rápida. Mas ainda há um problema que os programadores em sua maioria enfrentam, de não poder programar os aplicativos de forma que aproveitem todo o potencial de dois núcleos. Existem programas que utilizam apenas um, existem programas que são caros inclusive, que usam dois ou mais de forma ineficiente.


Software de teste: www.sisoftware.co.uk
Para baixar o clock: http://crystalmark.info/software/CrystalCPUID/index-e.html

Comentários

Postagens mais visitadas