Análise do Ubuntu/Kubuntu 9.10

Uma pequena análise dos dois sistemas, que como autor do blog sempre estive interessado em usar o Linux. Nesta versão muita coisa mudou(como sempre) para tornar mais rápida e fácil de utilizar. A configuração foi automática nos dois sistemas, só algumas alterações foram necessárias para funcionar corretamente, como a instalação do driver de vídeo no Kubuntu, por ser proprietário. Não é um comparativo para ver qual o melhor, já são duas máquinas diferentes um computador e um notebook. A intenção é apenas ver como as distribuições se comportam em diferentes hardwares.


Primeiras Impressões

Logo após a instalação do Ubuntu 9.10 nota se um visual diferente, com as características do Linux e sua interface gráfica Gnome. Ambas distribuições possuem suas peculiaridades que tornam diferentes uma das outras, sendo apenas pela interface, que se percebe a diferença que o Kubuntu tem KDE.

No Kubuntu que a apenas um menu embaixo, com sub-menus ao apertar o botão “K”, está bem mais organizado que nas versões anteriores, tornou-se mais fácil sua utilização e ainda mais amigável. No irmão há três menus em cima,um para cada botão como Aplicativos, Locais e Sistemas, e embaixo uma barra para mostrar as janelas abertas, áreas de trabalho e um botão para lixeira. Há possibilidade de acrescentar botões de programas desejados, nos dois sistemas, onde tiver espaço nas barras. As versões anteriores também eram organizadas, a compatibilidade também era boa mas agora melhorou muito, principalmente com a configuração reduzida que foi testada.


Características e Uso do sistema

Kubuntu possui por padrão um menor número de aplicativos após a instalação, em relação ao seu irmão Ubuntu, mas há muitos recursos. Em ambos há o Terminal, com recursos que podem ser acessados, voltado mais para usuários avançados, mesmo assim não deixa de ser fácil de usar.

Nos dois sistemas não tive problemas em momento algum em termos de estabilidade. Outra coisa interessante é a descoberta das outras unidades(HDs ou outras partições) no sistema, que são reconhecidas facilmente. Mesmo sendo partições Windows, foi tudo reconhecido, pois ambas as máquinas possuem dois sistemas instalados, Microsoft e Linux.

Em relação a rede, foi possível encontrar as outras máquinas, até as não-Linux, no grupo. Isto é bom para aqueles que usam o Linux, no notebook, em casa e na empresa. Algumas coisas descritas aqui podem não ser novidades para os usuários Linux, mas muita coisa mudou nesta última versão 9.10. Quando se liga a máquina com o sistema já se sente uma velocidade, mesmo em configurações modestas ou não muito atuais.


Abaixo um vídeo com os efeitos do Kubuntu 9.04 no notebook testado.




Comentários

Anônimo disse…
Oi Fe, gosto muito das fotos, apesar da aranha (pfui, pfui...)
Moni.

Postagens mais visitadas