Carros pequenos ou econômicos?
Os carros pequenos estão virando moda em vários salões, pois são mais "amigos da ecologia". Mas os grandes, como SUV(Sport Utility Vehicle, utilitário esportivo) e esportivos também se mostram atualizados com motores híbridos ou mais eficientes. No Salão de Genebra várias fabricantes de automóveis apresentaram seus carros com diferentes propostas a favor do meio ambiente.
Os pequenos melhoram sua eficiência tentando diminuir o tamanho da cilindrada do motor e/ou reduzir o peso, que são os principais atributos. Algumas empresas adotaram o motor elétrico no lugar do mecânico como o Peugeot iON EV(a base é do Mitsuishi iMi EV) ou a combinação dos dois para aumentar a autonomia como o Audi A1.(As três seguintes fotos Peugeot iON EV, Mitsubishi iMi EV e Audi A1 respectivamente)
A empresa Aston Martin, tradicional por seus carros luxuosos e esportivos apresentou seu menor carro como conceito, o Cygneto(abaixo), que tem a base do Toyota iQ
Outras marcas tradicionais trouxeram seus esportivos como a Porsche cm o seu 918 e GT3 hybrid, além da Ferrari com a 599 GTB.
O GT3 R Hybrid(acima) possui um sistema que aproveita a energia da frenagem que é armazenada em uma bateria e que depois pode ser usado em um período de 6-8 segundos para fazer ultrapassagens.
A Ferrari 599 GTB(acima) também tem um sistema parecido denominado KERS(kinetic energy recovery system = sistema de recuperação de energia cinética) que é o mesmo usado na Fórmula 1, garantem uma melhoria na economia em torno de 30%.
O mais esperado foi o Porsche 918(acima), que traz nada mais do que um motor de 500 cv mais um par de motores elétricos(um na frente outro atrás) que juntos geram mais 218 cv. Faz acelerar de 0-100 km/h em 3.2 s e dizem que pode chegar a fazer uma economia de 34 km/l e emitir apenas 70 g de CO2 por km.
A Tesla(abaixo) mostrou seu carro 100% elétrico, que também vende muito bem seu esportivo, com uma edição especial para homenagear os 150 anos da TAG Heuer.
Mas o melhor de tudo isso que agora a questão agora é conseguir economizar não importa mais o tamanho do carro. Como já foi mostrado pela Toyota e Honda que apresentaram seus veículos antes dos concorrentes.
A Toyota com o Prius(acima) o híbrido mais vendido no mundo, com um motor mecânico e elétrico que faz uma média de 22 km/l na estrada.
A Honda com o Insight(acima) também combina dois motores um elétrico e um mecânico e pode fazer 19 km/l na estrada.
Hoje os carros elétricos são bastante caros, mas o melhor de tudo é não que poluem e nem emitem ruído alem de terem uma eficiência de 90% em relação aos tradicionais de combustão interna que tem no máximo uma eficiência de 40%. Os veículos mais evoluídos são aqueles que emitem menos ruído e poluição. Em curto prazo, carros pequenos e/ou econômicos são as melhores opções para substituir os carros com sem esses argumentos. A longo prazo os carros híbridos e elétricos, com o preços mais em conta, e os carros a célula combustível.
Muitos modelos e tecnologias ainda estão para ser lançados, aqui há apenas alguns exemplares nas imagens que são os que destaco.
Mais detalhes sobre carros ecológicos pode acessar o sítio Autoblog Green.
Fontes:
http://green.autoblog.com/
http://www.autoblog.com/gallery/2011-audi-a1/full/
http://www.autoblog.com/2009/12/1
http://green.autoblog.com/2010/03/08/mitsubishi-and-psa-finalize-deal-for-100-000-electric-vehicles/
http://www.autoblog.com/gallery/geneva-2010-porsche-911-gt3-r-hybrid/full/
http://www.autoblog.com/2009/12/23/report-ferrari-to-show-599-hybrid-concept-in-geneva/
http://www.autoblog.com/2010/03/10/report-porsche-really-really-wants-to-build-918-spyder-really/
http://www.autoblog.com/2010/03/01/tag-heuer-teams-with-tesla-in-timely-fashion/
Os pequenos melhoram sua eficiência tentando diminuir o tamanho da cilindrada do motor e/ou reduzir o peso, que são os principais atributos. Algumas empresas adotaram o motor elétrico no lugar do mecânico como o Peugeot iON EV(a base é do Mitsuishi iMi EV) ou a combinação dos dois para aumentar a autonomia como o Audi A1.(As três seguintes fotos Peugeot iON EV, Mitsubishi iMi EV e Audi A1 respectivamente)
A empresa Aston Martin, tradicional por seus carros luxuosos e esportivos apresentou seu menor carro como conceito, o Cygneto(abaixo), que tem a base do Toyota iQ
Outras marcas tradicionais trouxeram seus esportivos como a Porsche cm o seu 918 e GT3 hybrid, além da Ferrari com a 599 GTB.
O GT3 R Hybrid(acima) possui um sistema que aproveita a energia da frenagem que é armazenada em uma bateria e que depois pode ser usado em um período de 6-8 segundos para fazer ultrapassagens.
A Ferrari 599 GTB(acima) também tem um sistema parecido denominado KERS(kinetic energy recovery system = sistema de recuperação de energia cinética) que é o mesmo usado na Fórmula 1, garantem uma melhoria na economia em torno de 30%.
O mais esperado foi o Porsche 918(acima), que traz nada mais do que um motor de 500 cv mais um par de motores elétricos(um na frente outro atrás) que juntos geram mais 218 cv. Faz acelerar de 0-100 km/h em 3.2 s e dizem que pode chegar a fazer uma economia de 34 km/l e emitir apenas 70 g de CO2 por km.
A Tesla(abaixo) mostrou seu carro 100% elétrico, que também vende muito bem seu esportivo, com uma edição especial para homenagear os 150 anos da TAG Heuer.
Mas o melhor de tudo isso que agora a questão agora é conseguir economizar não importa mais o tamanho do carro. Como já foi mostrado pela Toyota e Honda que apresentaram seus veículos antes dos concorrentes.
A Toyota com o Prius(acima) o híbrido mais vendido no mundo, com um motor mecânico e elétrico que faz uma média de 22 km/l na estrada.
A Honda com o Insight(acima) também combina dois motores um elétrico e um mecânico e pode fazer 19 km/l na estrada.
Hoje os carros elétricos são bastante caros, mas o melhor de tudo é não que poluem e nem emitem ruído alem de terem uma eficiência de 90% em relação aos tradicionais de combustão interna que tem no máximo uma eficiência de 40%. Os veículos mais evoluídos são aqueles que emitem menos ruído e poluição. Em curto prazo, carros pequenos e/ou econômicos são as melhores opções para substituir os carros com sem esses argumentos. A longo prazo os carros híbridos e elétricos, com o preços mais em conta, e os carros a célula combustível.
Muitos modelos e tecnologias ainda estão para ser lançados, aqui há apenas alguns exemplares nas imagens que são os que destaco.
Mais detalhes sobre carros ecológicos pode acessar o sítio Autoblog Green.
Fontes:
http://green.autoblog.com/
http://www.autoblog.com/gallery/2011-audi-a1/full/
http://www.autoblog.com/2009/12/1
http://green.autoblog.com/2010/03/08/mitsubishi-and-psa-finalize-deal-for-100-000-electric-vehicles/
http://www.autoblog.com/gallery/geneva-2010-porsche-911-gt3-r-hybrid/full/
http://www.autoblog.com/2009/12/23/report-ferrari-to-show-599-hybrid-concept-in-geneva/
http://www.autoblog.com/2010/03/10/report-porsche-really-really-wants-to-build-918-spyder-really/
http://www.autoblog.com/2010/03/01/tag-heuer-teams-with-tesla-in-timely-fashion/
Comentários
cada máquina.