Arrume o Windows!

Entra o mês de Junho, após meio ano de muito trabalho no computador, começam a aparecer alguns sintomas típicos de que precisa de algo mais para melhorar. Computadores com Windows principalmente tem este problema, de ficarem mais lentos conforme o tempo passa, normalmente muito trabalho. Por exemplo navegar na internet, baixar arquivos com programas P2P(peer-to-peer de compartilhamento de arquivos como eMule e outros), usar o Photoshop intensamente, entre outros. A maioria dos programas gera arquivos temporários, para que no futuro possa ser acessado com mais velocidade, mas isso também ocupa espaço. Ainda que o próprio sistema também gera vários arquivos temporários para atualizações, arquivos recentes criando atalhos entre outros. No sistema da Microsoft também ocorrem outros problemas como a organização, não a dos arquivos do usuário que se usa ele não organiza automaticamente, são os arquivos que estão sendo constantemente modificados, removidos e criados pelo usuário. Por traz da interface que apresenta todos os arquivos organizados na sua frente, na verdade pode estar uma verdadeira confusão. Algumas versões do Windows até avisam destes problemas, mas a solução é bastante lenta na maioria dos casos, mesmo para computadores rápidos. Soluções como a limpeza destes temporários e a desfragmentação de disco, esta última é realmente como se você tivesse que procurar um livro em uma biblioteca desorganizada.
Finalmente apresento-lhes, dois programas da Piriform, CCleaner e Defraggler, o primeiro é para a limpeza e o segundo para a desfragmentação, ambos não tem a necessidade de se tirar um tostão do seu bolso, são grátis.

CCleaner
Talvez um dos mais usados no mundo, que tem uma interface simples de se usar. O primeiro botão "Limpeza"(na execução do programa é o primeiro que está selecionado), aparecerá uma aba Windows e outra Programas, mais a direita Analisar e o segundo Executar Limpeza(como mostra a figura abaixo).


Primeiro clique em Analisar e depois de ver os resultados que ele traz todos detalhados, da para também fazer que limpe só algumas coisas, selecionando os programas ao lado. Sabendo tudo que é desnecessário que pode ser eliminado e só clicar em Executar Limpeza.



Este processo é bastante rápido na maioria dos computadores, feche todos os programas e deixe apenas o CCleaner durante toda a operação. O programa ainda questiona sobre a eliminação dos arquivos como mostra a imagem abaixo.



Outros recursos interessantes como Registro, ele pode remover coisas do registro do Windows que são desnecessárias, ainda da para fazer um backup para reverter o processo caso ocorra algo de errado.



No item Ferramentas da para você remover programas, é melhor do que o do sistema do Windows, pois permite remover os programas de forma segura e remover aquilo que o sistema da Microsoft não identifica.

Defraggler


Esta é uma tarefa que o Windows demora muito, mas com este programa chega a ser bem mais rápido. Pode ser que em alguns casos leve horas depende muito da situação que está o HD e o tamanho e velocidade também influencia bastante. Logo após abrir o programa é só apertar o botão analisar, logo após é apresentado um gráfico de seu disco rígido, a quantidade de arquivos fragmentados.



Depois é só apertar em Desfragmentar, é recomendável fazer isso em um momento que não estiver usando o computador, isso garante que agilize o processo.

Feito isso, na maioria dos casos, o computador fica mais rápido. Agora se isso não resolver pode ser que o computador tenha algum vírus, neste caso uma varredura com o anti-vírus pode resolver. Agora tem vezes que nem isso resolve, então uma reinstalação do sistema com certeza muda tudo. Tem vezes que programas rodem junto com o sistema logo no início, normalmente aparecem ao lado do relógio do Windows, com o ícone do aplicativo. Um upgrade(aumento da capacidade) no computador também é uma boa, colocando mais memória RAM ajuda bastante.
Esta última é apenas como uma saída se as anteriores não derem certo. Boa limpeza e organização.

Obs.: Estes programas somente funcionam em sistemas da Microsoft, outros como Linux ou Mac OS podem até ter programas semelhantes, mas não necessitam destas tarefas para funcionarem rapidamente.

Comentários

Anônimo disse…
Gostei muito da explicação. Vou cuidar disso nos próximos dias!
Valeu.
Tia

Postagens mais visitadas