Lançamento do Firefox 4! Frente a concorrência!

No dia 22 de março, foi lançado após muita espera de muitos usuários o Firefox 4, mas sem muito estardalhaço. Semana passada o Internet Explorer 9, da Microsoft, foi lançado houve 2,3 Milhões de downloads nas primeiras 24 horas. Já o Firefox 4 no mesmo tempo chegou a 7,1 Milhões de downloads, menos que a versão 3 que havia registrado 8 Milhões na época. Nem por isso o Firefox não deixa de ser popular, que conseguiu atrair muitos fãs por seus recursos inovadores e numerosas extensões. Google Chrome apesar de não querer tirar a concorrência, sendo apenas uma opção amais, já tem seus mais de 10% do mercado de browsers. Isso não deixa dúvida de que apesar de nova no mercado de navegadores(que são de graça), a Google pelo jeito gostou de ter seu espaço. Pelo menos é um mercado com ótimas opções independente de plataforma, podendo ser o PC com Linux, Mac(não há Internet Explorer e sim Safari) ou Windows ou ainda o Smartphone e os Tablets com iOS(iPad e iPhone), Android(Milestone, Galaxy S, Galaxy Tab, Xoom) onde há alguma versão destes browsers reduzida.
Para se ter uma ideia em relação a segurança dos navegadores um teste revelou que o Chrome é o mais seguro, pois foi o único, entre os outros Internet Explorer 9, Safari 5 e Firefox que não foi invadido pelos hackers no evento o Pwn2Own.(veja aqui)


Os Testes
Nesta postagem trago resultado de testes feitos em pelo menos duas plataformas que posso apresentar, Linux e Windows. Extensões foram desativadas para o Firefox e Chorme(os que mais uso), pois os outros não tinham sequer uma extensão, que pode resultar em perda de velocidade com ela ativada. E muitas pessoas sequer utilizam extensões, apenas os caras "nerds"(como eu) e outras pessoas que se plugam na Internet diariamente que usam. Os testes foram feitos entre 9:00 e 10:20 da manhã de segunda dia 28 de Março. A primeira bateria de testes foi feita no Windows 7 Ultimate, usando o Explorer 9, Firefox 4, Chrome 10, Safari 5 e Opera 11.


Peacekeeper


A segunda bateria de testes feita no Linux Ubuntu 10.10, dia 29 de Março entre 8:30 e 9:10, foi feita apenas com os browsers Firefox, Chrome e Opera pois o Safari e Windows não possuem estas versões para o sistema.


Peacekeeper





Conclusão é que o Firefox realmente teve muita coisa que melhorou, principalmente na velocidade tanto da exibição de sites como para abrir ele. A aparência(lembra o Chrome) dele mudou para melhorar a visualização dos sítios em telas pequenas(como netbooks e notebooks). Mas o grande vencedor nos testes é o Chrome que obteve em boa parte dos resultados a melhor pontuação. Opera também ganhou o segundo lugar por funcionar nas duas plataformas. O Firefox ficou em terceiro por funcionar em todas as plataformas e ter um bom desempenho nos testes. O Safari deve com certeza funcionar melhor na plataforma Mac OS, mas se deu muito bem ganhando do Firefox no Peacekeeper, mas outros dois testes fizeram ele um pouco inferior. Já o Explorer 9 melhorou em relação a seu antecessor, mas não ganhou de seus concorrentes(como haviam prometido).
Pode ser que estes testes não façam sentido, caro leitor, pois pode ser que em outro computador tenha um resultado diferente do meu. Escolha aquele que possa ficar mais com o seu estilo, uso e necessidade. Pelo menos o mercado de navegadores esta bem variado, que tempos atrás onde havia o monopólio de Microsoft. As coisas estão mudando, espero que para melhor este ano.

Comentários

Postagens mais visitadas