Linux há mais de um ano!

Minha área de trabalho!
"Muitos relatos que já li, de pessoas que mudaram de um sistema proprietário para um livre, isto está cada vez mais freqüente. Como autor do blog vai ai minha visão do que acontece de bom e ruim nesta mudança":

O Ruim
No começo pode se haver uma certa desconfiança, por estar acoustumado a fazer de um jeito no Windows, não da para saber se é possível fazer o mesmo no Linux. Nem sempre se consegue fazer com que o hardware, por exemplo minha Webcam, funcione como deveria. Tem várias soluções possíveis, várias eu tentei, funcionaram em partes. Com base neste exemplo, funcionou no Skype, mas não em outro programa. Com o Ubuntu 10.10 funciona em mais de um programa, menos no Skype. Mas acabei deixando de lado e resolvendo outros problemas. Para o usuário final recorrer a instalação de vários pacotes alternativos, tanto via recompilação de código quanto usar o terminal é uma tarefa que nem sempre pode dar certo.
A cada versão nova do Linux(Mudei da versão Linux Ubuntu 10.04 para a 10.10), soluções de problemas são diferentes, as vezes a antiga funciona. Uma coisa que acontece em ambos os sistemas, Windows e Linux, com mais freqüencia nos proprietários, quando se muda de versão mais antiga para uma  nova, algo pode parar de funcionar.

O Bom
Com todas estas idas e vindas com correções bem sucedidas, de instalação de vários pacotes, aprende se muito. Existe muita ajuda na internet, por meio de fóruns e Tutoriais de usuários do sistema Linux.
Antes de usar uma versão Linux, você pode simplesmente roda-la do CD ou DVD, sem precisar instalar, para experimentar. Existe uma variedade de mais de 310 distribuições, como opções para se baixar e usar. Usar uma distribuição popular tem a vantagem de se ter mais suporte e compatibilidade em boa parte das situações.
O Ubuntu que é a distribuição que uso, a mudança de uma versão para a outra melhorou a compatibilidade com a placa de som. Há novas versões a cada 6 meses, mas as vezes não é necessário atualizar a versão. Atualizações facilitaram muito, pois são automáticas, no ele pede a confirmação para baixar, atualizar e reiniciar quando necessário apenas.
Segurança a não necessidade de se ter um anti-virus, ou mesmo firewall, pois a maioria dos virus hoje são para Windows. Existem estes programas para Linux para proteger possíveis invasões do sistema, no caso do firewall ja embutido no sistema.
Estabilidade que não falta apesar de ter muitos programas abertos, ele não da sinais de estar cansado. Uso de memória do Linux, na mesma máquina, é normalmente a metade em relação ao sistema da Microsoft.

Conclusão
A mudança para Linux Ubuntu foi um sucesso! Hoje consigo fazer tudo que tenho de mais necessário a fazer no Linux. Sempre que posso tento manter-me atualizado, com soluções de outros usuários para possíveis problemas meus.
Com excessão de programas proprietários e jogos para Windows, consigo fazer muita coisa. Acessar os arquivos que estão no Windows, ter os dois sistemas em uma máquina, assistir vídeos, escutar músicas, editar fotos, acessar a internet para escrever o blog entre outros.
A mais de um ano que uso e aprendo mais, sobre esta distribuição. Já usei outras como Kurumin e Kubuntu, experimentei a Sabayon, Resulinux, Big Linux, Gentoo, Suse, Fedora, talvez experimente outras. Todas tem muita coisa interessante, além de muitas semelhanças, nenhuma delas achei pécima. Me adaptei melhor a Ubuntu, que muitos acham fácil demais para usar, mas personalizei de uma forma prática para o uso diário.
Esta semana a nova versão do Linux Ubuntu, será lançada, a 11.04.
"Creio que vá ser bem melhor, estou ansioso para isso!"

Comentários

Postagens mais visitadas