Ubuntu 11.04, algumas modificações!
Visual Padrão |
A nova versão do Ubuntu já está disponível desde final de abril, muitas mudanças bastante interessantes ocorreram. A primeira é o visual que mudou radicalmente, para facilitar o uso de quem tem as telas sensíveis ao toque. Pois esta versão garante que pode funcionar não somente em computadores, notebooks e netbook como também em tablets(concorrentes do iPad) e até talvez em alguns smartphones. A ideia de colocar os ícones do lado foi boa, os principais itens ficam a mão. Outra ideia é deixar as janelas dos programas e pastas, acopladas ao menu e botões para ocupar menos espaço.
Mas por haver alguns problemas com o novo visual com alguns programas, resolvi deixar o modo clássico como é chamado o visual. Como todos que usam o computador também estão acostumados a este modo, quem sabe mude na próxima versão quando estiver mais estável.
Visual clássico modificado |
De resto uma lista grande de atualizações, de programas que vem junto com o sistema, deixaram também no todo mais rápido. No Centro de controle(parecido com o painel de controle do Windows), que não havia em outras versões, organizou tudo relacionado a configurações de todo o computador em uma janela. Isso tornou mais fácil e amigável, para quem não quer entrar muito nestes detalhes de configurações. Como pacote de escritório o Libre Office, que é bem conhecido, fica no lugar do Open Office da Oracle, pois é um aplicativo livre e atualizado. Muitas configurações lembram o pago Microsoft Office, mas as vezes torna mais prático em algumas situações. Em internet o Firefox é padrão, como navegador e outros aplicativos úteis para mensagem instantânea, e gerenciador de torrent, Bit Torrent Transmition. Banshee é um dos melhores reprodutores de áudio, agora está como padrão, bem superior em recursos comparado ao Rythmbox, que vinha nas versões anteriores. Shotwell para gerenciar as fotos do computador, além de também importar as fotos de uma câmera, é bem fácil de usar para fazer alterações simples. Outros programas podem ser adquiridos na Central de Programas do Ubuntu, que é dividido em categorias para facilitar a busca de aplicativos e jogos.
Mau lançou esta versão já estão falando da próxima, a 11.10 que vai ter mais melhorias e praticidades, como qualquer outro sistema proprietário ou livre.
Comentários
Abraço.