2012 um ano com muitas tecnologias
Vou dividir esta postagem em algumas tecnologias que acompanhei no ano 2012. Deveria ter postado antes mas não deixei de escrever.
Dispositivos móveis
Ano passado muito se falou em tablets, realmente muito cresceram ao longo do ano passado, mais de 275% só no Brasil. Muitos se perguntam se vão substituir os computadores e notebooks, provavelmente vão apenas coexistir. Quando se lançou o notebook foi a mesma coisa, só recentemente que participação nos últimos 5 anos aumentou, passando na frente dos computadores. O preço no mundo e no Brasil baixou bastante graças aos incentivos do governo brasileiro, com o PIS e Cofins em 0%. Notebooks não tem mais a fama de serem lentos, em relação aos desktops. A industria provavelmente aumentou o desempenho dos notebooks, com a chegada dos ultrabooks, isso se confirma. Nem por isso a bateria dura menos, pelo contrário, o ultrabook é bem mais leve, fino e tem bateria que pode durar mais. (Espero que seja isso mesmo quando eu tiver um, quando for testar.) O mercado sempre foi exigente, cada vez mais foram exigidas melhorias para os dispositivos móveis por serem tão práticos. E ai alguém lembra do netbook? O tablet se tornou mais interessante que este, isso não da para discutir.(quem sabe em outra postagem)
Entretenimento
A Valve empresa responsável por lançar jogos em sua loja Steam, anunciou ano passado uma versão para Linux de seu aplicativo para acesso a loja.(Eu sou usuário do Linux Ubuntu e gostei muito disso.) Foi apresentado um teste onde o computador que usava Windows rodou o jogo Left 4 Dead 2 com uma taxa de quadros por segundo de 270 enquanto no Ubuntu Linux, na mesma máquina, chegou a incríveis 315 quadros por segundo. Detalhe, no início do projeto só chegava a 6 fps(frames per second = quadros por segundo), também outra coisa que o Linux não usa Direct3D, tecnologia que é usada pela maioria dos jogos para Windows. Usa se OpenGL, que é possível adaptar todos os recursos para este sistema, que também é usado no Mac OS, e também é usado por muitos aplicativos profissionais de geração de imagens 3D, não só para jogos. Com isso todos os jogos do sistema da Valve, conhecido como engine para gerar games, que usar a mesma base do Left 4 Dead 2, podem ser adaptados para o Linux. Na loja da Steam já existem muitos jogos para o sistema do pinguim, mas são minoria comparados para o sistema da Microsoft e Mac OS.
A Electronic Arts também anunciou uma parceria com a Canonical, criadora do Ubuntu, para desenvolver jogos. Logo em seguida já surgiu um jogo para o Linux da Electronic Arts.
Outras empresas de games também demonstraram o interesse em Linux, por ser mais aberto e estável. Com o surgimento do Windows 8 no ano passado, muitas empresas tiveram esta ideia de mudar para outra plataforma por seus aplicativos não rodarem direito no novo sistema. O sistema está mais fechado do que já era, parece que agora os aplicativos terão que conseguir uma aprovação da Microsoft para rodarem direito. Eles tentam fazer de tudo para evitar os travamentos, além de tentarem seguir cada vez mais a linha de uma empresa com uma maçã mordida.
Carros
Não podia faltar falar que o ano passado foi cheio de surpresas para os carros nacionais. Muitos lançamentos de carros populares, de várias marcas querendo uma fatia de um dos carros mais vendidos, entre eles o Volkswagen Gol. No começo do ano, um carro que fez bastante barulho no lançamento com comerciais foi o March e o Versa, da Nissan. Proposta como carro popular, resistente como todos os carros japoneses. Preço bastante atraente, pois o carro vem importado do México que é livre de impostos, ainda por cima um dos melhores lugares do mundo para se produzir carros com qualidade e preço baixo. Opções de motores conhecidos, 1.0 que veio do irmão Renault Clio nacional, e 1.6 que é da Nissan o mesmo derivado do Tiida 1.8. O carro traz muitos equipamentos de série, mas na hora de pedir um leva muito tempo para chegar.(normalmente por volta de 120 dias.)
Só em setembro vieram Onix da GM e Etios da Toyota, para brigar com os populares. Onix foi um projeto da GM, para substituir o Corsa, mas com muitas novidades para brigar com os concorrentes orientais. De série traz air-bags e ABS, algo que os concorrentes trazem nas versões topo de linha, com preços mais salgados. Para isso vem com menos ítens de série, mesmo assim não deixa de ser moderno e seguro(que para mim acho prioridade). Vantagem dos modelos orientais é virem com volante elétrico, que facilita nas manobras em todos os momentos e pode consumir menos combustível em relação a hidráulica que vem no Onix. O motor 1.0 foi atualizado, pois o carro é mais pesado que o irmão Celta. Outra opção é o motor 1.4 o mesmo do Corsa, só que com algumas mudanças, dizem que as respostas melhoraram.
A Toyota lança o Etios, na versão hatch e sedan, com bastante propaganda, mas do jeito mais discreto que os concorrentes. "Um evento que teve em alguns shoppings no Brasil, pude vê-lo de perto. Bastante confortável ao sentar, um acabamento bom, mas com muito plástico como a maioria dos concorrentes. Novas idéias em porta trecos, que os concorrentes também possuem, bom espaço para os ocupantes tanto na frente quanto atras nas duas versões. Mas o design poderia ser mais empolgante, é sóbrio, lembra o Renault Logan, meio quadrado na versão sedan. Mesmo assim ele tem um algo a mais, que são os motores, 1.3 e 1.5, ambos próximos em termos de desempenho, melhor que os 1.0? Espero que sejam bem econômicos mesmo.
Agora o mais esperado é o modelo da Hyundai o HB20, desenvolvido em solo brasileiro, baseado no i20 que só tem la fora. Popular bastante incrementado e moderno desde a sua versão básica, que parte de R$ 31990, 00. Pode ser um pouco mais carro que os concorrentes de entrada, mas o nível de qualidade interno e externo é bastante impecável. Bom espaço interno, para os ocupantes na frente e atras e bagageiro, mesmo havendo apenas a versão hatch. Motorização é o 1.0 80 cv(com etanol, 78 cv com gasolina) do Kia Picanto, moderno com 3 cilindros, o que dizem que é bastante econômico em relação aos concorrentes que possuem 4 cilindros. O 1.6, vem do Kia Soul, rende 128 cv, bastante para um carro pequeno, provavelmente bem esperto. Ambos tem muita tecnologia, que alguns concorrentes não possuem como comando de válvula variável no motor, além de air-bag de série e ABS(apenas na 1.6 é de série).
Conforme o site Fenabrave os carros venderam bem, principalmente o HB20, que é novato conseguiu mais de 10 mil em comparação ao campeão Gol que conseguiu mais de 28 mil, tudo em dezembro de 2012.
Muita coisa está por vir este ano, como sempre, espero poder escrever mais neste blog que gosto tanto de falar sobre o leio no mundo da tecnologia.
Fonte:
Steam:
http://www.gamespot.com/news/left-4-dead-2-faster-on-linux-than-windows-says-valve-6390089
March: http://correiobraziliense.vrum.com.br/app/301,18/2013/01/20/interna_teste,47221/nissan-march-sr-1-6-olhos-puxados-e-espertos.shtml
Onix: http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/09/gm-divulga-primeiras-imagens-do-onix-e-confirma-lancamento.html
HB20:
http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/10/hyundai-abre-venda-do-hb20-e-divide-lojas-para-nacionais-e-importados.html
Fenabrave:
http://www.tela.com.br/dados_mercado/emplacamentos/index.asp?coditem=1
Comentários
tb vi uns errinhos q depois puxo sua orelha =D
beijos.
P.S.: Da próxima vez faça um post de consoles!
play4 vs xbox-qualquer-coisa-nova